Mulher engravida com DIU e bebê nasce com dispositivo grudado nas costas
Bebê nasce com DIU grudado na pele | Foto: Instagram/Reprodução
“Bebê milagre” é como Bernardo é chamado nas redes sociais após nascer, no início de maio, com um dispositivo intrauterino (DIU) grudado nas costas. Uma postagem feita pela médica Rafaela Frota ganhou repercussão na internet na última semana. As informações são do g1.
Segundo a médica especialista em ginecologia e obstetrícia, Marcela Fiadeiro, o caso é raro. Apenas duas a cada 1 mil mulheres que usam DIU conseguem engravidar com o DIU hormonal, usado pela paciente deste caso.
De acordo com o relato da profissional que fez o parto, Bernardo nasceu completamente saudável já que teve acompanhamento médico desde os três meses, quando a mãe descobriu a gravidez.
“O DIU não estava transfixando a pele. Só ficou grudado ali por causa do vernix (essa massinha branca que protege o bebê intra útero). Depois que nasceu, o Bernardo seguiu para o colo da mamãe saudável e tranquilo”, conta a médica Rafaela Frota.
A médica especialista em ginecologia e obstetrícia, Marcela Fiadeiro, explica que, apesar do caso do Bernardo, o DIU continua sendo um dos métodos contraceptivos de maior eficácia.
“O DIU é um método contraceptivo extremamente eficaz. No entanto, é necessário acompanhar os sinais corporais após colocá-lo para ter a certeza de que ele ficou bem posicionado dentro do útero. Em caso de sangramentos ou cólicas fora do período menstrual, o paciente deve ir ao ginecologista para exame.”