Combate à estiagem: Estado entrega milho, tanques-pipa e máquinas a municípios do Território de Identidade de Irecê

0
Foto: Thuane Maria/GOVBA

 

Para o enfrentamento à seca no Território de Identidade de Irecê, o Estado entregou, nesta sexta-feira (2), sacas de milho para alimentar rebanhos, tanques-pipa para abastecimento de água nas comunidades e retroescavadeiras para ações emergenciais no município de João Dourado. Os investimentos, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), marcaram a visita do governador Jerônimo Rodrigues à cidade baiana, para onde ainda fez anúncios de novas obras para o desenvolvimento rural, educação, saúde e infraestrutura.

“Essa é uma ação emergencial, milho é emergencial, mas também estamos olhando para o futuro, com barragens, nascentes, culturas que não gastem muita água”, enfatizou o chefe do Executivo baiano, destacando também que a celeridade na resposta à seca teve a parceria dos prefeitos do Território de Irecê, que adiantaram o cenário ao governo estadual.

“Isso foi importantíssimo. A organização dos prefeitos, que levaram para o Estado, para a Assembleia. Tudo isso gerou repercussão. Se ficassem calados, não teríamos resultados tão imediatos”, acrescentou Jerônimo.

A distribuição de 333 sacas de milho para alimentação animal, como parte de uma ação maior da SDR, que prevê a entrega de 250 mil sacas para caprinos, ovinos, bovinos e vacas leiteiras em todo o estado. Para o território de Irecê, o alimento foi destinado a sete municípios, com investimento de R$ 26 milhões.

Criadora de caprinos, Maria das Dores Pereira comentou que a ação chegou no momento certo, impedindo a perda dos animais por desnutrição. “É de grande utilidade essa entrega de milho. Chegou na hora certa para que os animais não morram de sede e de fome. Só temos que agradecer por esse bem precioso, o milho para os nossos animais, que estão passando necessidade”, compartilhou.

De acordo com Osni Cardoso, titular da SDR, o Estado tem realizado atendimentos aos prefeitos de municípios afetados, buscando atende necessidades regionais e mitigar os efeitos da estiagem para os pequenos produtores. “É uma grande estratégia de convivência e mitigação à seca, mas estamos reforçando ações de médio e longo prazo, ouvindo os prefeitos e entendendo a necessidade de cada município para pensar ações estruturantes, com estratégias que melhoram a vida do homem e da mulher do campo. Chegamos a quase 200 municípios contemplados com essas ações do Governo do Estado”, detalhou.

A SDR também entregou 20 tanques-pipa de quatro mil litros para 20 municípios do território de Irecê, além de três retroescavadeiras. Os equipamentos serão utilizados em obras emergenciais e ações de suporte hídrico em cidades como Barra do Mendes, Barro Alto, Carnafaum, Canarana, Ibipeba, Irecê, Lapão e na própria João Dourado. Na localidade de Lagoa do Barro foi entregue um Sistema de Abastecimento de Água, ampliando a distribuição para o distrito.

Na cerimônia de entregas para o semiárido, o governador também autorizou a SDR a celebrar convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê para realizar a limpeza de aguadas de 11 municípios em situação de emergência, entre eles América Dourada, Barro Alto, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá e Ipupiara. Para a saúde, visando condições de assistência às pessoas afetadas, a Sesab foi autorizada a garantir a cessão de um kit para Unidades Básicas de Saúde de João Dourado.

Também foi entregue um trator de implementos agrícolas para a cidade, com um arado reversível hidráulico, uma carreta agrícola com capacidade mínima de quatro toneladas, caçamba de madeira de dois eixos, grade hidráulica com 24 discos de 18 polegadas e um macaco hidráulico com capacidade para duas toneladas.

Infraestrutura
Para João Dourado, além das ações de mitigação da estiagem, foram autorizadas a elaboração de projetos para a construção de um novo Terminal Rodoviário Municipal, de uma Feira Livre e para a pavimentação da Estrada da Gruta dos Brejões nos trechos de João Dourado a Marco dos Coqueiros, e do Marco dos Coqueiros à Gruta dos Brejões.

Educação
Na área da educação, a comunidade escolar recebeu a notícia da modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Idalina da Silva Dourado. Na ocasião, o governador autorizou a abertura de licitação para construção de 24 salas, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil com 140 lugares, campo de futebol society com pista de atletismo, vestiários e quadra poliesportiva coberta.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Leave A Reply

Your email address will not be published.