Um tamanduá-mirim adulto foi resgatado de dentro de um trator, na quinta-feira (25), no distrito de Vila Aparecida, em Riachão do Jacuípe. Imagens registraram o momento em que voluntários retiraram o animal, que estava encolhido na parte do motor do veículo.
Segundo a Brigada Anjos Jacuipenses, responsável pela ação, o tamanduá foi encontrado pelo dono de uma oficina durante uma manutenção no trator. Ao perceber a presença do animal, ele acionou a equipe de resgate.
Este foi o primeiro resgate de animal silvestre realizado pela brigada desde o início das atividades.
Ao chegar ao local, os voluntários fizeram uma avaliação da ocorrência e adotaram medidas para garantir a segurança do animal, da equipe e das pessoas que acompanhavam a operação.
Com técnicas de manejo e contenção, o tamanduá-mirim foi retirado sem dificuldades. Conforme a brigada, o animal não apresentava ferimentos, permaneceu calmo durante toda a ação e não demonstrou comportamento agressivo.
Após o resgate, o tamanduá foi devolvido ao habitat natural e solto em uma área de caatinga considerada adequada para a espécie.